sábado, 21 de abril de 2012

Em 1938 foi inaugurado o Monumento Rodoviário da Rodovia Presidente Dutra.



No final da década de 1940, a industrialização e a necessidade de uma ligação viária mais segura e eficaz entre as duas maiores cidades brasileiras levaram à construção da atual Via Dutra, inaugurada em 19 de janeiro de 1951 pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra. A BR-2, como era conhecida então, possuía pista simples em grande parte do seu percurso, e só era duplicada nos trechos entre São Paulo e Guarulhos, e naBaixada Fluminense.
Durante a década de 1960 a pista foi duplicada em vários trechos. Em1967 foi entregue a via duplicada em toda extensão, tornando-se a principal autopista do país.
Na década de 1980 o tráfego na Dutra foi aliviado pela construção, pelo governo paulista, de uma via expressa entre São Paulo e Guararema, denominada de Rodovia dos Trabalhadores, atual Rodovia Ayrton Senna. Esta via foi prolongada na década de 1990 até à cidade de Taubaté, sob o nome de Rodovia Governador Carvalho Pinto.

Trecho da Dutra no municípiode Taubaté (SP).
Diversas personalidades faleceram em acidentes na Via Dutra, tais comoFrancisco Alves (1952), na altura dePindamonhangaba e o ex-presidenteJuscelino Kubitschek (1976), nas proximidades de Resende.
Em março de 1996 a operação da rodovia foi concedida e atualmente é administrada pela empresa NovaDutra S/A, a qual realizou obras de melhoria e ampliação da pista, como marginais em São José dos Campos.

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